Incêndios - Solidariedade

Autarcas do PSD solidários com todos no combate aos fogos

Mais uma vez o nosso país foi assolado por um grande número de incêndios e nestes últimos dias têm aumentado de forma muito preocupante, chegando a colocar em perigo casas e povoações. Há informações de alguns mortos e feridos, de pessoas que tiveram de abandonar as suas casas por questões de segurança. Há bombeiros que arriscam a vida, a par das pessoas que tentam, com grande risco também, defender as suas casas e terras com a ajuda de todos, vizinhos, familiares, proteção civil. Há bens materiais que se perdem. Há empresas que veem as suas estruturas ameaçadas e em risco de perda.

Os fogos alastram e os operacionais que os combatem estão sob condições difíceis, como observamos a toda a hora. As forças de segurança não têm “mãos a medir” e o seu trabalho é inestimável. Sentimo-nos muitas vezes impotentes perante tais situações, mas, os autarcas do nosso país não baixam os braços e estão no terreno a ajudar e orientar os trabalhos, enquanto responsáveis locais pela Proteção Civil, mas também solidariamente com os seus conterrâneos.

Perante todas estas situações, o Presidente dos Autarcas Social Democratas manifesta solidariedade com os intervenientes, incluindo as forças de segurança e os agentes da Proteção Civil.  Pedro Pimpão destaca o trabalho dos autarcas “que mais uma vez estão na linha da frente em defesa das suas populações” e acompanha o desenrolar dos acontecimentos com muita preocupação, “mas confiança em quem está no terreno e que decide a melhor forma de atuar”.  Por outro lado, convida à reflexão para, futuramente, se delinearem estratégias que possam ajudar a diminuir situações idênticas às que o país atravessa.

Lisboa, 17 de setembro de 2024

Foto: BV Albergaria-a-Velha in lbv.pt