Pedro Pimpão é o novo Presidente dos asd

O nome do autarca foi sugerido pela Comissão Política dos ASD e aprovado em Conselho Nacional, reunido esta noite, em Pombal.  Pedro Pimpão sucede a Hélder Sousa Silva, eleito Deputado Europeu a 9 de março e, por esse motivo, impedido de continuar nos ASD já que também deixará de ser autarca.

Há sempre um termo para os mandatos que exercemos, por mais que deles gostemos, mas não haverá termo para a memória e para a saudade onde fomos felizes e nos sentimos realizados. Boa memória e saudade também levo do convívio com os companheiros autarcas deste órgão e dos demais órgãos dos ASD”, assim se despediu o Presidente dos ASD, nessas funções desde abril de 2019. Aos colegas que o acompanharam ao longo do seu mandato agradeceu “a entrega e a amizade”.

A nova presidência foi decidida hoje em reunião de conselheiros nacionais, sob presidência de Ricardo Rio,  que aprovaram  por unanimidade e aclamação a proposta da Comissão Política que apontava o nome do atual Presidente da Câmara Municipal de Pombal para sucessor do autarca de Mafra na presidência da CPN dos ASD.

Em abril de 2019, quanto Hélder Sousa Silva tomou posse como Presidente dos ASD, traçou três linhas de atuação para este o seu mandato à frente dos ASD:

1. A continuidade do trabalho até aqui feito, com incidência numa dignificação dos autarcas no interior do Partido Social Democrata;
  2. Acompanhamento do processo da Descentralização;
  3. Com o PSD preparar 2021 (Eleições Autárquicas).

Foram totalmente cumpridos. Esses e outros assuntos que dominaram a sua agenda sempre na defesa do que, acima de tudo, mais importa para o país: o bem-estar da população fruto de melhor qualidade de vida. O seu mandato chegou agora ao fim com a sua eleição para o Parlamento Europeu, no dia 9 de março último. Por isso, a vacatura na Comissão Política obrigou a que o cargo fosse ocupado por um outro autarca que atualmente faz parte da Comissão Política Nacional (CPN) dos ASD.

A escolha coube aos Conselheiros Nacionais que hoje reunidos aprovaram o nome de Pedro Pimpão que, apesar de novo, tem uma vasta experiência nas autarquias, nomeadamente na Junta de Freguesia de Pombal, membro do Conselho Diretivo da Anafre e ANMP. Foi Deputado na Assembleia da República e está no seu primeiro mandato à frente da Câmara Municipal de Pombal.

Pedro Pimpão agradeceu a todos o voto de confiança e prometeu trabalho, dedicação e ajuda aos autarcas do PSD.

No final da reunião dos ASD, O Presidente da Mesa e do Conselho Nacional, Ricardo Rio, louvou o trabalho de Hélder Sousa Silva à frente dos ASD que, na sua opinião, conseguiu o que todos almejam: “ser reconhecidos pelos nossos e respeitado pelos outros”.

No final da reunião houve um jantar com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão, Manuel castro Almeida.

Também foi aproveitada a oportunidade para homenagear alguns presidentes de Câmara presentes em limite de mandato, nomeadamente Ribau Esteves (Aveiro), Ricardo Rio (Braga), Rogério Silva (Fronteira), Carlos Carvalho (Tabuaço), Miguel Borges (Sardoal) e Vasco Estela (Mação) com a entrega de um pin dos ASD.