Início > Opinião
MatosRosa

PSD: 39 anos em prol do Poder Local

O Partido Social-Democrata é, sem qualquer margem para dúvidas, o partido do Poder Local.

Poucos, como o PSD, podem reclamar um património político de mais de trinta e oito anos de combate em prol desta causa, orgulhando-nos de ser a força política mais próxima e sempre actuante em todas as autarquias de Portugal, seja ao leme, seja na oposição ao executivo camarário.

Nunca é demais reforçar o papel relevante que o Poder Local tem assumido no desenvolvimento do país, atenuando e corrigindo desequilíbrios de vária ordem e prestando aos cidadãos um verdadeiro serviço cívico, potenciador do bem-estar e do desenvolvimento social.

É nossa convicção que, quanto maior o envolvimento dos cidadãos na governação local - só possível, de resto, com uma efectiva descentralização político-administrativa - maior será a afirmação e o reforço do processo democrático nacional.

Só um Poder Local moderno, dinâmico e determinado, poderá contribuir para a coesão territorial, combatendo as assimetrias e a desertificação do interior, a destruição do litoral e a degradação da qualidade de vida nas metrópoles de maior dimensão.

Um Poder Local que apoie um tecido empresarial de base local que seja empreendedor e inovador e que aproveite e promova os recursos disponíveis localmente, distribuindo riqueza e, assim, contribuindo para tecer uma rede empresarial nacional de qualidade, capaz de competir à escala global.

Um tecido empresarial simultaneamente atento às questões ambientais, que promova a eco-eficiência e aposte nas tecnologias limpas e na valorização dos recursos naturais.

Numa conjunta adversa como a que atravessamos, pautada pelas incertezas globais e pelas enormes dificuldades sentidas a vários níveis da vida nacional, torna-se ainda mais importante a construção e fortalecimento de um Poder Local interveniente na busca da igualdade social, disseminando as oportunidades e promovendo a mobilidade social.

Também neste sentido, um efectivo redesenho do Estado Social só poderá ser atingido com o contributo das autarquias, garantindo que nenhum cidadão deixe de ter acesso a serviços públicos de qualidade, independentemente da sua situação económica.