Início > Bem Fazer
Pinhel sim

PinhelSim, um exemplo de "Bem-fazer"

A minha vida profissional é, até aos dias que correm, claramente marcada por dois pontos fundamentais: a paixão pela política e pelo desempenho de funções públicas.

Desde os catorze anos que a paixão pela política me levou a assumir cargos de direção e coordenação partidária e desde o início que a minha vida profissional é indissociável do exercício de funções públicas.

Há anos que exerço funções de autarca, primeiro como vereador e agora como Presidente da Câmara Municipal de Pinhel. Têm sido anos férteis em experiências enriquecedoras, fortes em ensinamentos e emoções e que me têm proporcionado o retorno mais gratificante, a capacidade de mudar e melhorar a vida das pessoas.

Entre muitos outros, há um projeto que quero destacar e que constitui o exemplo perfeito de como o poder local pode verdadeiramente mudar a vida das pessoas.

Pinhel é um concelho da Beira Interior, com uma área de 484,52 km2, com 9627 habitantes e com 56 localidades. Parte significativa da população que reside fora da sede de concelho tem mais de 65 anos e dificuldade em se deslocar para a cidade.

A verdade é que a necessidade aguça mesmo o engenho. E foi a necessidade de garantir um meio de transporte adequado, rápido e confortável que levou à criação do PinhelSim.

O PinhelSim é um autocarro, que desde 1 de setembro de 2016, diariamente, transporta todos os interessados, das localidades em que residem à sede de concelho e garante o regresso dos mesmos às suas casas. Organizado com um circuito regular e com transporte a pedido, para as localidades que não se encontram abrangidas pelos circuitos, o PinhelSim permite a todos os munícipes, beneficiar de transporte, a preços meramente simbólicos, e de uma solução de mobilidade que também oferece uma ligação à estação de comboios mais próxima e um circuito urbano.

E porque razão é que este projeto merece ser destacado? Porque ele constitui um exemplo perfeito de como o exercício de funções autárquicas pode mudar a dinâmica de um concelho, pode criar novas rotinas nas vidas dos munícipes, pode gerar riqueza no tecido económico.

Desde o dia 1 de setembro de 2016 muito mudou. Os registos fornecidos pela empresa transportadora comprovam-no. Mensalmente mais de 800 pessoas utilizam o PinhelSim.

Esta afluência determinou a necessidade em dotar o projeto com uma viatura com mais lugares disponíveis.

A cidade ganhou nova vida. Mas o mais gratificante é ouvir as pessoas dizer que, o PinhelSim mudou a sua vida, que agora vêm à cidade regularmente, nem que seja para beber um café, que o PinhelSim diminui o seu isolamento.

O PinhelSim é sem dúvida um exemplo de bem fazer. Um exemplo que, neste momento, já está a ser replicado em vários municípios. O PinhelSim é um exemplo de como o poder local e os autarcas podem ser agentes de mudança na sua comunidade.

Rui Ventura - Presidente da Câmara Municipal de Pinhel