Início > Bem Fazer
Paraiso Solidário - Logo_facebook-02

Paraíso Solidário

O Paraíso solidário "(re)inventou" o conceito de SOLIDARIEDADE! A sua magnitude está no que diariamente possibilita naqueles que direta ou indiretamente são apoiados.

O "ROSTO" do "Paraíso Solidário" são todos os Rostos daqueles que já foram apoiados… são um sem número de sorrisos de profunda gratidão! São «rostos» visivelmente satisfeitos com as conquistas que têm vindo a garantir uma vida melhor ao semelhante.

O "Paraíso Solidário" é um projeto de intervenção social de acompanhamento a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social (desemprego, problemas de saúde, habitação, educação, etc.) Este projeto foi criado com a previsão de agudização dos problemas sociais, tendo sempre noção que o Estado Social de outrora, não mais vai existir. Como tal, seria necessário adaptarmo-nos a uma nova realidade. Era necessário começar criar respostas que fossem ao encontro de necessidades mais prementes e primárias das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os apoios que foram e têm sido dados são diversos e na sua generalidade permitiram que muitas famílias, crianças e idosos: Não perdessem a sua casa; Continuassem a ter água em casa; Tenham Luz nas suas casas e assim possam cozinhar, estudar; Crianças e jovens possam estar devidamente integrados no sistema de ensino, seja Pré-Escolar, Preparatório, Secundário ou Universitário; (Pagamento de Creches; Propinas Universitárias; Manuais Escolares Preparatório e Secundário, etc.); Não deixassem de tomar a medicação associada a doença crónica e assim, não agravasse o seu estado de saúde; Vissem a sua saúde mais protegida pela toma de vacinas indispensáveis ao seu bem estar; Estivessem integrados em Instituições de Apoios a Pessoas Portadoras de Deficiência; Tenham uma saúde visual protegida;

Os apoios são pontuais e permitem atenuar / compensar os efeitos sentidos pelos processos de pobreza e exclusão social, tendo como objetivo Prevenir e Reparar de situações de carência e desigualdade socioeconómica, (Re)Integrar indivíduos e Desenvolver as respetivas competências.

Esta Visão multidimensional e multidisciplinar do fenómeno da pobreza e exclusão social assenta, numa estratégia de sustentabilidade e numa excelente rede de parceiros com instituições públicas e privadas (Empresas). A sustentabilidade da sociedade constrói-se e consolida-se através da responsabilidade civil de cada um.

Este projeto tem uma amplitude enorme, o seu conceito deve ser um exemplo, um modelo de empreendedorismo social.

A responsabilidade social é elevada ao seu expoente máximo, representado o descruzar de braços em busca de oportunidades, na dinamização de iniciativas capazes de envolver a comunidade à volta de causas sociais.

E é no êxito de qualquer comunidade que se alavanca o sucesso de todos Nós e de um País inteiro, para um caminho de Afirmação e de Esperança.

Assim nasce o Paraíso Solidário!

Nota: O Projeto surgiu na presidência de Elísio Pinto na Junta de Freguesia de  Vilar de Paraíso (concelho de Vila Nova de Gaia)