Início > Bem Fazer
SAM_3823

Barreiro tem plano de controle de espécies invasoras das Matas

O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, responsável pelas áreas naturais da Mata da Machada e do Sapal do Coina, viu, o ano passado, o projecto Biodiscoveries – Controlo de Espécies Invasoras através da Participação Pública, ser financiado pelo programa LIFE+ da Comissão Europeia.

Este é um projecto a cinco anos, que corresponde um investimento global de aproximadamente 1 milhão e 300 mil euros, que tem como objectivo o combate às espécies invasoras (acácias e chorão) na Reserva Natural Local do Sapal do rio Coina e Mata Nacional da Machada, duas áreas fundamentais ao nível ambiental para o concelho do Barreiro.

O vereador Bruno Vitorino explica que foi submetido ao programa LIFE + um projecto de controlo de espécies invasoras através do recurso a voluntariado, que tem como principal objetivo envolver a comunidade na resolução de um problema de biodiversidade e criar oportunidades para que as pessoas possam usufruir mais e melhor do património natural do Barreiro, reforçando os laços de pertença associados à Área Protegida.

O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro espera que o projeto possa envolver mais de sete mil voluntários, ao longo dos cinco anos do projeto, criando condições para uma maior qualidade ambiental da Área Protegida, que continue a ser reconhecida e usufruída pelos milhares de visitantes. No último ano receberam mais de mil voluntários em ação de campo, um número considerado significativo.