Início > Notícias
JPD_3688

"Cidades Inteligentes" O que é inteligência urbana?

Ninguém melhor que o Professor Universitário e ex-Secretário de Estado Miguel Castro Neto para dar a resposta: "Criar condições para uma espécie de plataforma que permite sensorizar cidades para nos permitir tomar decisões mais inteligentes", tendo por base o planeamento e a gestão do território. "Não há cidades inteligentes. Há pessoas inteligentes", foi assim que Miguel Castro Neto iniciou o seu painel  "Smart Cities - transformação na gestão das cidades" na Academia do Poder Local, na tarde de sábado, dia 3 de fevereiro.

Também excelente comunicador, Miguel Castro Neto foi dando exemplos de como a tecnologia ajuda na transformação de zonas urbanas, de forma inteligente. Mudar a iluminação pública para lâmpadas LED é um dos exemplos mais correntes, por exemplo. Mas não só, avisa: "É mais do que isso: pode-se fazer deteção automática da luminosidade em função do tráfego de veículos, deslocação de pessoas, criminalidade, etc.."

Este é apenas um exemplo do que a inteligência urbana pode fazer. E o formador deu muitos outros exemplos, até porque "não há limites para a imaginação!"