Início > ASD > Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Declaração de compromisso

Caros(as) autarcas,

Assumi, no dia 16 de abril de 2019, a missão de representar os militantes eleitos e em exercício de funções nos órgãos das autarquias locais enquanto Presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social Democratas (ASD). Pretendo chegar a todos os que fizeram parte das candidaturas autárquicas do PSD em 2017 (efetivos e suplentes), porque todos defendemos o ideário social-democrata.

A mensagem que vos dirijo é uma declaração de compromisso: um compromisso de liderança, que assumo com humildade e sentido de serviço, com firmeza nas convicções, mas sobretudo com espírito de mobilização; um compromisso de trabalho, fazendo desta uma presidência ativa, empenhada na concretização dos objetivos e realista na execução; e um compromisso de responsabilidade, porque só assim é possível honrar aquele que é o mais nobre e exigente dos exercícios de cidadania – ser autarca!

O autarca do século XXI não só personifica esse poder de proximidade, conhecedor da realidade local e dotado de efetiva capacidade de intervenção, como também é chamado a implementar uma visão estratégica, fazendo deste exercício um motor da inovação no reforço da atratividade dos territórios e na geração de riqueza.

Neste contexto de crescente complexidade, a equipa por mim liderada assumirá, como prioridade ao longo dos próximos dois anos de mandato, a defesa dos superiores interesses das autarquias e, consequentemente, das populações locais em matérias cruciais como a descentralização de competências, a lei de bases das freguesias, a lei de finanças locais e o acompanhamento do atual e futuro quadro comunitário.

Para o efeito, e como primeira medida, a Comissão Política Nacional dos ASD implementará um processo alargado de auscultação aos autarcas e membros das candidaturas autárquicas, o qual se iniciará com o envio de um questionário para preenchimento e, por outro lado, com a realização de reuniões descentralizadas.

A ambição é gerar uma dinâmica de mobilização … e de vitória! Porque o edifício da social-democracia se constrói a partir da base, que são as autarquias, queremos que, já nas eleições de 2021, o PSD inverta o ciclo e reforce claramente a implantação autárquica, assim levando os nossos ideais e o saber fazer a todo o país!

Conte comigo. Conte connosco. Contamos com todos!

Hélder Sousa Silva